Foram 23 jogos e 16 classificados. A primeira fase ficou para trás e chegou a hora dos playoffs na Liga Nacional de Futsal (LNF). A ACBF enfrenta o Minas nas oitavas de final. O primeiro confronto será nesta sexta-feira (11), às 18h, na Arena UniBH, em Belo Horizonte. A volta, em Carlos Barbosa, será no sábado (19), às 20h.
O goleiro Pedro Bianchini está na sua quarta temporada na ACBF e persegue o sonhado título. O clube de Carlos Barbosa não vence a competição desde 2015.
— É um time que eu sempre sonhei em jogar. Então, acredito que todo atleta que pratica o esporte no nosso país, sonha em jogar na ACBF em um playoff. Estamos ansiosos por esse primeiro jogo do mata-mata. Sabemos que a gente tem o jogo da volta em casa e que vai ser muito importante ter a nossa torcida do lado apoiando pra gente passar pras quartas — analisou o goleiro.
A volta aos playoffs é significativa para Pedro Bianchini. No ano passado, o goleiro teve uma lesão no ombro direito às vésperas de iniciar a fase eliminatória. O goleiro só conseguiu se recuperar plenamente e retornar nesta temporada.
Foram cinco meses afastado das quadras. Ele viu, das arquibancadas, a ACBF passar pelo Praia Clube e acabar eliminada pelo Joinville em Carlos Barbosa.
— Foi um período bem delicado. Foi a primeira lesão na carreira e, infelizmente, um dia antes da viagem do playoff, que era contra o Praia lá em Belo Horizonte. Foram cinco meses bem duros. Bastante tratamento. Me dediquei muito nas férias pra voltar esse ano em alto nível — relembrou Pedro Bianchini.
O goleiro retornou em grande estilo e mantendo a performance que o levou a ser convocado para a seleção brasileira. Em junho, por exemplo, foi escolhido o craque do mês da Liga Nacional de Futsal.
— Fico muito feliz. Claro que todo título individual, o coletivo faz parte, mas essas pequenas conquistas aí coroam um trabalho bem árduo. Um trabalho muito duro, e é uma motivação a mais. Um combustível que leva a gente chegar nesse final do ano muito bem, confiante e feliz por essas conquistas individuais também.
Adversário nas oitavas
O Minas será o adversário da ACBF nas oitavas de final da Liga. Na primeira fase, a equipe de Carlos Barbosa venceu por 4 a 2 na Serra Gaúcha.
— Acho que nessas oitavas, quartas, enfim, não tem muito como escolher adversário. Quem vier pela frente vai ter que vencer. E o Minas é uma equipe muito qualificada, é uma mescla de juventude com experiência, eles reforçaram esse ano. A gente venceu por 4 a 2, um jogo muito duro na primeira fase, que foi inclusive minha volta, depois desses meses parado. Então, teve um gostinho especial. E tem que entrar atento. O Minas é um time de uma transição muito rápida, que todo mundo tem que respeitar — analisou Pedro Bianchini.
ACBF na Liga Nacional
2015 – Campeã
2016 – Eliminação nas oitavas
2017 – Eliminação nas quartas de final
2018 – Eliminação nas quartas de final
2019 – Eliminação nas quartas de final
2020 – Eliminação nas quartas de final
2021 – Eliminação na semifinal
2022 – Eliminação nas quartas de final
2023 – Eliminação nas quartas de final