Dorival Júnior vai revelar na próxima sexta-feira (27) a lista de convocados para a Seleção Brasileira que enfrentará Chile e Peru em outubro, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. E Raphinha estará de volta. O anúncio da relação será às 13h (de Brasília), na sede da CBF, no Rio.
O atacante do Barcelona não foi chamado para a agenda de setembro, quando o Brasil venceu o Equador por 1 a 0, em Curitiba, e perdeu do Paraguai por 1 a 0, em Assunção.
O motivo não foi técnico, como chegou a ser cogitado entre torcedores. Raphinha estava suspenso para o primeiro confronto, contra os equatorianos, e a comissão técnica entendeu que seria a oportunidade de observar outros nomes para a posição.
Estêvão, revelação do Palmeiras de 17 anos, foi chamado. Para outubro, Raphinha estará de volta e com a moral lá em cima: ele faz um ótimo início de temporada pelo Barcelona, que lidera a La Liga com aproveitamento de 100% após seis rodadas. Em seis jogos, Raphinha fez cinco gols e deu duas assistências, jogando em uma posição mais centralizada, o que pode até ser aproveitado por Dorival na Seleção.
O treinador não terá Neymar, que não voltou a jogar pelo seu clube, o Al-Hilal, da Arábia Saudita, ainda em recuperação da grave lesão no joelho sofrida em outubro passado, atuando pela Seleção contra o Uruguai. Dorival pode, por exemplo, deixar Vini e Rodrygo abertos, e Raphinha centralizado em vez de colocar o jogador do Barça como ponta.
Estêvão não deve aparecer na lista, já que está machucado no Palmeiras. Outro que está no radar da comissão técnica da Seleção para retornar à lista é Gabriel Martinelli, do Arsenal.
O Brasil enfrenta o Chile, em Santiago, no dia 10 de outubro, uma quinta-feira, às 21h (de Brasília), e o Peru, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, no dia 15 de outubro, uma terça, às 21h45 (de Brasília).
O grupo vai se apresentar a Dorival na segunda-feira, 7 de outubro, em São Paulo, onde treinará até o dia 9 no centro de treinamento do Corinthians, quando viaja a Santiago. Em 11 de outubro, um dia depois de enfrentar o Chile, o grupo viaja direto a Brasília, para se preparar para encarar os peruanos.
O Brasil é o quinto colocado nas Eliminatórias, com dez pontos em oito partidas. Os seis primeiros se classificam direto para a Copa de 2026, que será nos Estados Unidos, no México e no Canadá e pela primeira vez terá 48 participantes. O sétimo jogará uma repescagem mundial, em março de 2026.
A Argentina lidera as Eliminatórias, com 18 pontos, seguida por Colômbia (16), Uruguai (15) e Equador (11).