Paco Roig, ex-presidente do Valencia, xingou Vini Jr ao falar sobre a postura do craque brasileiro nos jogos do Real Madrid. Constante alvo de ofensas racistas na Espanha, o atacante é criticado pelas suas reações em resposta às injúrias que sofre.
No caso mais famoso de perseguição contra o atleta, parte da torcida do Valencia, no estádio Mestalla, ofendeu Vinicius e a partida chegou a ser paralisada por conta dos gritos racistas. Em desacordo, Paco Roig afirmou estar presente no jogo e disse que a torcida chamou o brasileiro de “tonto” e não de “mono” (que significa macaco em espanhol).
“Será um grande jogador, creio que é, mas é uma m**** como pessoa, sempre indo ao árbitro. Estive na América do Sul vinte ou trinta vezes e nunca me aconteceu nada. Vou lá com humildade e falo com carinho. Não posso sair falando que sou o conquistador. Esse cara não dá”, declarou Roig, que foi o mandatário do Valencia entre 1994 e 1997, durante entrevista ao site espanhol “Relevo”.
Por conta do ocorrido no jogo do Valencia, Vini Jr acionou a Justiça espanhola em busca de punições em casos de racismo. Em junho de 2023, em decisão inédita na corte da Espanha, três torcedores do Valencia foram condenados a oito meses de prisão pelos ataques racistas.