Reportagem de: Fabio Pereira
As Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) poderão receber, após a concretização do processo de concessão – que concederá à empresa vencedora a responsabilidade de administrar, operar e mantê-las pelos próximos 31 anos – um investimento de R$ 12,5 bilhões. Para que o movimento se concretize este aporte é, de acordo com o governo estadual, uma das exigências feitas ao vencedor do leilão, que deverá ocorrer em dezembro.
Com isso, uma série de melhorias direcionadas às estações que recebem os moradores do Alto Tietê devem se concretizar, principalmente ao público residente em Mogi das Cruzes. Entre as adaptações previstas para Linha 11-Coral da CPTM, estão a reconstrução e modernização das estações Estudantes, Jundiapeba, Brás Cubas e Mogi das Cruzes.
Além disso, está prevista a chegada do trem até ao distrito de César de Souza, uma reivindicação antiga dos moradores da cidade. A medida, porém, deve ser finalizada até 2032. De acordo com o projeto do Estado, a unidade será construída entre os bairros Jardim Bela Vista e Vila Paulicea. Outras previsões do projeto destacam que as viagens na Linha 11-Coral ocorram a cada três minutos, com capacidade para atender, em média, 696 mil pessoas em dias úteis até 2040.
Linha 12-Safira
Para a Linha 12-Safira da CPTM, que opera nos sentidos Brás/Calmon Viana, a previsão é de reformas nas Estações USP Leste, Comendador Ermelino, São Miguel Paulista, Jardim Helena/Vila Mara, Itaim Paulista e Jardim Romano. A Estação Calmon Viana, por sua vez, terá uma expansão de 2,7 quilômetros até Suzano, possibilitando uma nova integração com a Linha 11-Coral.
A Estação Itaquaquecetuba será reconstruída. As intervenções na Linha 12-Safira permitirão a chegada de trens a cada 3,25 minutos, com uma demanda prevista de até 412 mil passageiros em dias úteis, em 2040.
Linha 13-Jade
A Linha 13-Jade receberá investimentos para reformas nas Estações Engenheiro Goulart, Guarulhos-CECAP e Aeroporto Guarulhos. A iniciativa ainda prevê a criação de cinco novas estações: Cangaíba, Jardim dos Eucaliptos, São João, Presidente Dutra e Bonsucesso.
Além disso, haverá a expansão de 5,5 quilômetros até a Estação Gabriela Mistral. Com esse pacote de melhorias, o tempo de espera para o início de cada viagem será de 15 minutos, atendendo a uma média de 101 mil passageiros em dias úteis até 2040.