Reportagem de: Fabio Pereira
A jovem atleta Sophia Nery, de 11 anos, residente em Itaquaquecetuba, sagrou-se campeã do torneio Kids Internacional São Paulo 2024 – Jiu-Jítsu. O evento, organizado junto à International Brazilian Jiu-Jítsu Federation (IBJJF), reuniu as melhores atletas dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, que disputaram a categoria Infantil 2 do Peso-Pesadíssimo na faixa amarela/preta.
A competição ocorreu no último domingo (15/9), no Ginásio Poliesportivo José Corrêa, localizado na cidade de Barueri. Com a vitória, Sophia continua a preparação para os próximos desafios.
“Eu tenho alguns objetivos nesse ano, que são me manter como a número um da minha categoria no ranking da IBJJF. Também quero buscar o tetra Campeonato Paulista. Estarei competindo o Pan-Americano Kids e o Mundial. Agora, estou iniciando os treinos de ‘No-Gi’ [disputado sem kimono] para começar a disputar esta nova modalidade em 2025”, disse a jovem.
Ao longo da disputa, que contou com a participação de seis atletas, Sophia começou o torneio já na semifinal devido ao seu posicionamento no ranking mundial. Na final, ela encaixou uma finalização que, neste caso, consiste em imobilizar o adversário de modo em que ele desista ou que o árbitro interrompa o combate visando garantir o bem-estar e proteger a integridade do adversário, prática comum, principalmente nas categorias infantis.
LEIA TAMBÉM
Atualmente, Sophia Nery integra a equipe Gênesis Academy, também de Itaquaquecetuba, que participa das principais competições nacionais como Opens (torneios abertos da modalidade) em vários Estados, Sul Americano e no Brasileiro, todas realizadas pela Confederação Brasileira de Jiu-Jítsu (CBJJ), que é vinculada à International Brazilian Jiu-Jítsu Federation (IBJJF).
Família
Arthur Nery, de 9 anos, irmão de Sophia, foi campeão do Circuito Paulista, disputado entre os dias 17 e 18 de agosto. Na ocasião, o jovem atleta, que competiu com a faixa cinza na categoria Super-Pesado, realizou cinco lutas, finalizando quatro delas. Neste ano o pequeno já foi campeão sul-americano pela CBJJE. O torneio de Jiu-Jítsu foi realizado em três etapas, sendo que o pequeno já havia vencido a segunda – em maio – somando 18 pontos no total.