Oscar Piastri, da McLaren, foi consistente e venceu o GP do Azerbaijão de Fórmula 1, neste domingo (15). Charles Leclerc, da Ferrari, ficou na segunda colocação, e George Russell, da Mercedes, fechou o pódio.
Com esta vitória, Piastri se coloca de vez na disputa pelo título desta temporada. Líderes na classificação do campeonato, Lando Norris (McLaren) e Max Verstappen (Red Bull) terminaram a corrida fora do pódio, ficando na quarta e quinta posição, respectivamente. Assim, o australiano conseguiu diminuir a vantagem para os dois pilotos.
O novato Franco Colapinto, da Williams, terminou na oitava posição e pontuou pela primeira vez em sua carreira. Oliver Bearman, da Haas, fechou o Top 10 e pontuou na estreia pela equipe americana.
A corrida
A largada da corrida foi limpa, sem batidas entre os pilotos. O mexicano Sergio Pérez (Red Bull), que começou a prova na quarta posição, conseguiu tomar o terceiro lugar do espanhol Carlos Sainz (Ferrari).
Vice-líder no campeonato desta temporada, o britânico Lando Norris (McLaren) largou na 15ª colocação, mas conseguiu escalar o grid e na terceira volta já estava no 11º lugar.
O heptacampeão Lewis Hamilton, da Mercedes, largou dos boxes, mas assim como Norris, conseguiu ganhar posições nas primeiras voltas, alcançando a 15ª posição.
O novato argentino Franco Colapinto, da Williams, se manteve nas primeiras posições após a largada. Na décima volta, o piloto de 21 anos estava na oitava colocação.
George Russell, da Mercedes, largou na quinta colocação, mas perdeu sua posição para Max Verstappen (Red Bull) nos primeiros minutos de corrida. Na 14ª volta, após uma parada nos boxes, o piloto de 26 anos caiu para a 12ª posição.
A primeira desistência da corrida aconteceu na 16ª volta. O japonês Yuki Tsunoda, da RBR, teve problemas em seu carro após uma disputa com Lance Stroll (Aston Martin) ainda na volta de largada. O asiático se manteve na prova por alguns minutos, mas depois teve de abandonar o GP do Azerbaijão.
Após uma disputa intensa na 20ª volta, o australiano Oscar Piastri (McLaren) usou sua asa móvel e conseguiu ultrapassar o pole position Charles Leclerc, da Ferrari. O monegasco tentou recuperar a liderança na mesma volta em que foi ultrapassado, mas não obteve sucesso.
Na 29ª volta, o britânico Lando Norris conseguiu alcançar a sexta posição, se mantendo no pelotão de frente da corrida. Entretanto, o piloto da McLaren ainda não havia parado nos boxes. Norris fez seu pit stop apenas na volta 38, mas caiu para a sétima colocação.
Na volta 34, o britânico George Russell deu o troco em Max Verstappen (Red Bull). O piloto da Mercedes ultrapassou o holandês e assumiu a sexta posição na corrida.
Faltando quatro voltas para o fim, o canadense Lance Stroll abandonou a prova. Na volta 49, Lando Norris conseguiu ultrapassar Verstappen e assumiu a sexta posição.
Na penúltima volta, Sergio Pérez tentou ultrapassar Charles Leclerc, que conseguiu se defender. Carlos Sainz, que estava na quinta posição, aproveitou uma brecha e se colocou na disputa. Entretanto, Pérez e Sainz colidiram e tiveram que abandonar a prova.
Na reta final, Charles Leclerc tentou ultrapassar Oscar Piastri diversas vezes, mas o australiano se defendeu bem e assegurou a vitória no GP do Azerbaijão.
Classificação do GP do Azerbaijão de Fórmula 1:
1º – Oscar Piastri (McLaren), em 1h32min58seg007
2º – Charles Leclerc (Ferrari), +10seg910
3º – George Russell (Mercedes), +31seg328
4º – Lando Norris (McLaren), + 36seg143
5º – Max Verstappen (Red Bull), + 1min17seg098
6º – Fernando Alonso (Aston Martin), +1min25seg468
7º – Alex Albon (Williams), +1min27seg396
8º – Franco Colapinto (Williams), +1min29seg541
9º – Lewis Hamilton (Mercedes), +1min32seg401
10º – Oliver Bearman (Haas), +1min33seg127
11º – Nico Hulkenberg (Haas), +1min33seg465
12º – Pierre Gasly (Alpine), +1min57seg189
13º – Daniel Ricciardo (RBR), +2min26seg907
14º – Guanyu Zhou (Sauber), +2min28seg841
15º – Esteban Ocon (Alpine)
16º – Valtteri Bottas (Sauber)
17º – Sergio Pérez (Red Bull) – Abandonou
18º – Carlos Sainz (Ferrari) – Abandonou
19º – Lance Stroll (Aston Martin) – Abandonou
20º – Yuki Tsunoda (RBR) – Abandonou
Com agências