As atuações ruins da Seleção Brasileira fazem com que o nome de Neymar volte à pauta para ser convocado, mas isso não deve acontecer ainda para os jogos de outubro.
Nesta terça-feira (10), o Brasil sofreu a quarta derrota nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, dessa vez por 1 a 0 contra o Paraguai, em Assunção, e caiu para a quinta colocação, com dez pontos.
Dorival Júnior, em entrevista coletiva, evitou dar prazo para Neymar. Mas há informação já dentro da CBF de que o jogador não estará pronto para ser convocado para os jogos contra o Chile, em Santiago, em 11 de outubro, e Peru, em Brasília, no dia 15 de outubro.
“Temos as informações do clube, mas não vamos falar aqui, não cabe comentar aqui”, disse o técnico em entrevista coletiva.
Mais de uma vez o treinador afirmou que assim que o atacante estiver disponível, ele será chamado. Dorival já convoca daqui a duas semanas o elenco que estará em campo em outubro.
Neymar tem conversado com a diretoria de Seleções da CBF para informar sobre a recuperação. Há contato também com o médico-chefe da Seleção, Rodrigo Lasmar. A fase final de recuperação aborda aspectos físicos, mas é preciso testes em campo em seu clube, o Al Hilal, da Arábia Saudita.
A imprensa saudita publicou recentemente que Neymar talvez precise de mais dois meses de recuperação, o que colocaria em risco até a participação do jogador em novembro, quando o Brasil visitará a Venezuela e receberá o Uruguai.
Neymar teve rompimentos no ligamento cruzado anterior (LCA) e no menisco em campo pela Seleção, no dia 17 de outubro de 2023, contra o Uruguai, em Montevidéu, pela quarta rodada das Eliminatórias. O Brasil perdeu por 2 a 0.
Após subir para a quarta posição ao vencer o Equador por 1 a 0, na sexta passada, o resultado em Assunção fez o Brasil cair para a quinta colocação, com dez pontos.
É a mesma pontuação da Venezuela, mas o Brasil tem uma vitória a mais (3 a 2). Os seis primeiros se classificam para o torneio, que será nos Estados Unidos, no México e no Canadá, e o sétimo, agora o Paraguai, com nove pontos, vai para uma repescagem mundial, em março de 2026.