Reportagem de: O Diário
Em comemoração ao aniversário de 464 anos de Itaquaquecetuba, que acontece neste domingo (8), a prefeitura da cidade declarou ponto facultativo na segunda-feira (9). Dessa forma, somente os serviços essenciais irão funcionar em Itaquá.
A Prefeitura de Itaquaquecetuba não terá expediente administrativo na próxima segunda-feira (9). O atendimento dos serviços essenciais em unidades de urgência e emergência (CS 24h, CSI e UPA), SAMU, ambulâncias, coleta de lixo, Defesa Civil, GCM e cemitérios serão mantidos. O expediente nas repartições públicas municipais volta na terça (10).
As feiras livres vão funcionar normalmente e o Parque Ecológico Mario do Canto vai abrir, das 6h às 19h, como de costume. Os 20 ecopontos e o restaurante Bom Prato funcionam na segunda normalmente.
Neste fim de semana, vão ocorrer algumas alterações no trânsito. Durante o Itaquá Music Fest que acontece nesta sexta-feira (6) e vai até o sábado (14), os condutores cadastrados poderão acessar um corredor especial ligando a avenida Almiro Dias à rotatória da estrada Governador Mário Covas Junior. A medida estará em vigor das 19h às 3h durante os dias de comemoração.
No sábado (7), em função do Desfile Cívico, a área central terá o fluxo de veículos interrompido na avenida Emancipação em ambos os sentidos, na rua Duque de Caxias sentido centro, na rua Sebastião Ferreira dos Santos, praça Padre João Álvares e rua Capitão José Leite. Na rua da liberdade, o fluxo viário será desviado para a rua João Vagnotti. O horário de fechamento será das 6h às 16h.
A Guarda Civil Municipal (GCM) está focada em proporcionar segurança e paz pública durante os eventos. O efetivo conta com 28 viaturas e cerca de 140 agentes nas ruas, além do apoio das polícias Militar e Civil.
O combate ao tráfico de drogas continua em toda a cidade. Além disso, o sistema de rádio patrulhamento oferece atendimento 24 horas para situações de emergência, crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher e infrações ambientais.
Denúncias podem ser feitas pela Central de Atendimento à Mulher (180), Polícia Militar (190), Guarda Civil Municipal (153) e na Delegacia de Defesa da Mulher (rua João Barbosa de Moraes, 448 – Vila Zeferina).