O que em março era uma previsão, seis meses depois vai se confirmando jogo após jogo. ACBF, de Carlos Barbosa, Assoeva, de Venâncio Aires, e Atlântico, de Erechim, não vão encontrando resistência nos jogos da primeira fase do Estadual de Futsal da Série Ouro adulta masculina. Juntas, as três equipes que migraram da Liga Gaúcha (LGF) para a Federação (FGFS) no início desta temporada, fizeram 34 partidas: venceram 31, empataram duas e só perderam uma. São 154 gols marcados e 45 sofridos.
A saída do Gauchão teve uma justificativa importante. Só os clubes vencedores das competições da Federação Gaúcha podem ser indicados para competições nacionais e internacionais. ACBF e Assoeva ficaram só na Série Ouro. O Atlântico encontrou uma forma de seguir jogando também na Liga (Gauchão), inscrevendo um segundo CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – para poder atuar nas duas.
Faltando poucos jogos para terminar a fase, os três estão garantidos nas primeiras colocações das chaves e esperam os adversários das oitavas. O campeonato começou com 21 times mas dois desistiram em maio, por causa da enchente no RS: SER Alvorada e SER Triunfo.
Única derrota foi com meninos da Sub-20
Tem sido comum, em função do excesso de jogos e competições, que ACBF e Atlântico, principalmente, não venham utilizando força máxima na Série Ouro. Em diversas partidas, os times foram representados pelas equipes da categoria sub-20. Num destes casos, aconteceu a única derrota de um “grande” no campeonato: em Santa Maria, o Atlântico levou 2 a 1 da UFSM.
Assoeva
11 jogos – 11 vitórias – Gols: 49×24
Atlântico
11 jogos – 9 vitórias, um empate e uma derrota – Gols: 45×14
ACBF
12 jogos – 11 vitórias e um empate – Gols: 60×7
A primeira fase termina dia 15 de setembro. Dos 16 times que se classificam entre os 19 que participam, 12 já estão confirmados nas oitavas.
Times classificados às Oitavas na Ouro
Assoeva – Venâncio Aires
Russo Preto – Não-Me-Toque
ABF – São Lourenço do Sul
Atlântico – Erechim
UFSM – Santa Maria
Sercesa – Carazinho
ATF – Pelotas
AFA – São Francisco de Assis
ACBF – Carlos Barbosa
SER Santiago – Santiago
União Samborjense – São Borja
Caxias Futsal – Caxias do Sul
Ainda sonhando com a vaga
Rio-Grandense – Rio Grande
Independente – Lavras do Sul
Lyon – Taquara
São José – Cachoeira do Sul
Associação Jaguari – Jaguari
Figueira – Tupanciretã
Barcelona – Júlio de Castilhos