A Suzano, empresa fabricante de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, firmou uma parceria com a Gerando Falcões para impulsionar o Programa ASMARA.
A iniciativa tem como objetivo incentivar o empreendedorismo feminino, proporcionando às mulheres que vivem em favelas e periferias, a chance de conquistar autonomia financeira.
Com um investimento de R$ 3,3 milhões ao longo de três anos, a Suzano apoiará a manutenção, o fortalecimento e a expansão do programa, que é liderado pela Gerando Falcões.
Neste primeiro momento, o aporte da Suzano será destinado para beneficiar mulheres nas comunidades de São Paulo. Em 2025, levará suas ações para outras cidades brasileiras onde a companhia possui operações. A expectativa é que a iniciativa impacte positivamente a vida de mais de 2 mil mulheres nessas localidades por ano, totalizando mais de 6 mil mulheres ao longo dos três anos de colaboração.
O projeto ASMARA, que teve seu lançamento no final de 2023, tem mobilizado parceiros privados e ONGs locais para apoiar sua missão. As ONGs, que fazem parte do ecossistema da Gerando Falcões e que atuam nas comunidades selecionadas, são responsáveis por recrutar mulheres das comunidades para se tornarem ‘Maras’. Após a seleção, essas mulheres recebem treinamentos, os quais incluem preparação psicossocial, habilidades em vendas e atendimento ao cliente, fortalecendo suas capacidades para o empreendedorismo.
“Essa iniciativa está conectada com nossos compromissos de longo prazo de priorizar o desenvolvimento socioeconômico das regiões onde temos operações. Como uma empresa centenária, nós sabemos que o sucesso do nosso negócio está intrinsecamente ligado ao desenvolvimento das comunidades e territórios onde atuamos. Parcerias como essa potencializam o impacto das nossas ações, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de um número ainda maior de pessoas, em especial mulheres”, disse Marina Negrisoli, Diretora de Sustentabilidade da Suzano.
“Queremos que todas as mulheres participantes de ASMARA alcancem o sucesso. Quanto mais elas venderem, maior será a autonomia financeira. Por isso, investimos na capacitação de todas as participantes com treinamentos, dicas para aumentar as vendas e apoio piscosocial. Além disso, como forma de incentivá-las a evoluir cada vez mais, também temos programas de bonificação e incentivos mensais”, finalizou Mayara Lyra, Diretora de Negócios Sociais da Gerando Falcões.