Os atletas da Coreia do Norte Jong Sik Ri e Kim Kum-yong foram medalhistas de prata no Tênis de Mesa de duplas na Olimpíada de Paris 2024. Após receberem o prêmio, os norte-coreanos tiraram uma selfie com os sul-coreanos Jonghoon Lim e Yubin Shi, que haviam conquistado o bronze.
No entanto, a foto pode resultar em punições para os norte-coreanos. De acordo com o jornal Daily NK, da Coreia do Sul, os mesatenistas foram submetidos a um escrutínio ideológico na Coreia do Norte.
O processo serve para avaliar os comportamentos de pessoas que passaram por longos períodos afastados do território norte-coreano. Caso seja comprovado que os atletas tenham infringido as normas do país, eles podem sofrer punições administrativas ou políticas.
Apesar da selfie diplomática ter repercutido positivamente nas redes sociais, as opiniões dentro do território norte-coreano foram negativas. De acordo com a política do país, os atletas não deveriam ter tirado a foto ao lado de pessoas pertencentes a uma nação inimiga.
A Coreia do Norte e a Coreia do Sul vivem grandes tensões diplomáticas desde a Guerra da Coreia, que aconteceu de 1950 até 1953. O conflito deixou cerca de 3 milhões de mortos. Os países nunca chegaram a assinar um tratado definitivo de paz e as tensões seguem até os dias atuais.