A Assoeva sofreu a 17ª derrota na Liga Nacional de Futsal (LNF) na tarde deste domingo (1º), mas, ao final da 22ª rodada, deu um suspiro de alívio: não será rebaixada. A equipe de Venâncio Aires perdeu em casa para o Foz Cataraz por 5 a 3.
Vini Junior, três vezes, Delegado e Pajé, uma cada, marcaram os gols dos visitantes. A equipe gaúcha descontou com Fiuza e Rafa, duas vezes.
A Assoeva é a penúltima colocada da LNF em 2024, com 13 pontos. Contudo, o rebaixamento é feito com base nas pontuações de 2023 e deste ano somadas. Na temporada anterior, a Assoeva fez 33 pontos na primeira fase e, portanto, tem 46 no ranking geral, três à frente de Esporte Futuro e São Lourenço, que entram na última rodada com risco de queda.
A Assoeva leva vantagem sobre os adversários diretos no número de vitórias, primeiro critério de desempate: tem 12 contra 10 de São Lourenço e Esporte Futuro e não pode ser mais alcançada. Brasília, Blumenau e Taubaté já estão rebaixados para a chamada Liga de Acesso, que será criada em 2025.
A Assoeva chega à 23ª rodada da LNF com uma vitória, contra o Cascavel, por 3 a 1, em 28 de abril. Foram 66 gols sofridos e 39 feitos, campanha melhor apenas que a do Brasília, que somou um ponto, sofreu 121 gols e fez 29.
Depois da partida, a Assoeva informou pelas redes sociais que Romarinho, Dill e Da Bonja não jogam mais pelo clube nesta temporada. Eles devem ser anunciados, em breve, em outras equipes.