Uma das novidades da temporada, o rebaixamento para a Liga de Acesso em 2025 já conta com três equipes: Brasília, Blumenau e Taubaté. Outras três brigam para escapar do descenso na última vaga restante: Assoeva, Esporte Futuro e São Lourenço vivem uma situação delicada e inédita na competição.
Diante do ranking de pontuação, não basta estar razoavelmente bem colocado na tabela. É preciso observar o somatório dos pontos da primeira fase de 2023 e 2024. E nesse cenário, o trio está a perigo. A Assoeva é a 19ª com 46 pontos, seguida do São Lourenço com 43 e do Esporte Futuro com 42. Ou seja, até mesmo a próxima rodada pode encerrar a questão.
Atualmente, o caso mais ambíguo é o do São Lourenço, afinal de contas o time está na 12ª posição na tabela e classificado para os Playoffs, mesmo assim não vive um momento tranquilo, embora um ano promissor.
“Avalio como uma temporada positiva, mérito dos jogadores que entenderam rapidamente como seria a forma do nosso trabalho, e como a equipe ia jogar. Faltam duas rodadas para o término da primeira fase, já estamos classificados para os Playoffs e estamos vendo equipes com mais tradição e investimento na LNF brigando ainda pela classificação”, observa o treinador Serginho Schiochet. Para ele, o momento vem sendo administrado.
“Desde o início da LNF estamos brigando com essa situação do rebaixamento, o que não é fácil, mesmo assim buscamos pontos importantes. Hoje estamos dentro da série A para 2025, mas ainda não estamos garantidos, não sei o que vai acontecer com o projeto caso o clube seja rebaixado para a série B no próximo ano. Projeto esse que conta com uma Arena maravilhosa e tende a crescer muito nos próximos anos”, comenta o treinador.
Assoeva e Esporte Futuro não têm a mesma situação. Os gaúchos, embora com mais pontuação no ranking, estão sem chances de chegar aos Playoffs. Por outro lado, os paranaenses precisam de pontos para escapar do rebaixamento e ainda beliscar uma vaga entre os classificados para a próxima fase.
O técnico Vandré comentou sobre o ano dos gaúchos: “Nós da Assoeva temos a consciência de que não é um ano positivo pela história do clube, bem ao contrário, deveríamos estar em outra posição. É uma campanha irregular onde mostrou o equilíbrio da LNF em 2024; onde nessas últimas rodadas todas as equipes estão brigando por algo.”
Cada time ainda tem dois jogos por fazer nas próximas duas semanas. Confira abaixo contra cada um joga nas rodadas derradeiras da LNF 2024. Curiosamente, as outras duas equipes gaúchas cruzarão o caminho de paranaenses e catarinenses. Todos os duelos com transmissão ao vivo na LNFTV.
Assoeva
x Foz Cataratas | 01.09 às 14h (casa)
x Campo Mourão | 07. 09 às 19h (fora)
São Lourenço
x Cascavel | 31.08 às 19h (casa)
x ACBF | 07.09 às 19h (fora)
Esporte Futuro
x Joaçaba | 01.09 às 11h (casa)
x Atlântico | 07.09 às 19h (fora)