A partir de 14 de setembro, o Brasil entra na disputa de mais uma Copa do Mundo de Futsal. O país entra com o peso de ser o maior vencedor do torneio, com cinco títulos da Fifa. O time de Marquinhos Xavier está no Grupo B, com Cuba, Croácia e Tailândia.
A primeira fase se desenha com uma tranquila classificação brasileira. Contudo, no caminho para o hexa, poderão aparecer potências do futsal. Abaixo, veja quem são as maiores ameaças ao Brasil na Copa do Mundo do Uzbequistão.
Argentina
A Argentina se consolidou nos últimos anos como a maior rival do Brasil na América do Sul. Na decisão da Copa América de 2024, acabou derrotada por 2 a 0, mas impôs o confronto mais difícil à seleção brasileira na competição.
No Uzbequistão, a Argentina entra em quadra para continuar a sequência de boas campanhas nos mundiais. Depois da taça em 2016, na Colômbia, foi vice em 2021, na Lituânia, perdendo a final por 2 a 1 para Portugal.
O atual treinador, Matías Lucuix, fez parte da comissão campeã do mundo e comandou a equipe na última Copa. O grupo convocado para o Mundial de 2024 tem referências históricas como o fixo Pablo Taborda e o pivô Cristian Borruto. A Argentina está no Grupo C, com Ucrânia, Afeganistão e Angola.
Espanha
A seleção espanhola tem dois títulos mundiais, conquistados em 2000 e 2004, e três vices, de 1996, 2008 e 2012. Além disso, o país possui uma das ligas mais poderosas do mundo.
Seis jogadores chamados para representar o Brasil atuam na Espanha, inclusive o atual melhor do mundo da modalidade, o pivô Pito, que joga no Barcelona.
Depois de 16 meses sem jogar pela seleção por conta de uma lesão, o ala Sergio Lozano, multicampeão pelo Barcelona e melhor do mundo em 2013, voltou a ser convocado. Os alas Adolfo Fernández e Miguel Mellado e o pivô Raul Campos também são destaques. A Espanha está no Grupo D, com Espanha, Cazaquistão, Nova Zelândia e Líbia.
Portugal
Os lusos chegam em solo asiático para defender o primeiro e único título mundial, alcançado na Lituânia em 2021. A melhor campanha até então havia sido o terceiro lugar em 2000, na Guatemala.
Destaque da conquista recente, Pany Varela, ala do Al-Nassr, estará em quadra no Uzbequistão. Ele foi o eleito o melhor do mundo da modalidade em 2022.
O curioso da lista do treinador Jorge Braz é que apenas um pivô de origem foi chamado. É verdade que, mesmo assim, Portugal está bem servido na posição. Zicky Té fez 41 gols em 41 jogos com a camisa do Sporting na última temporada. Por outro lado, será a primeira Copa sem Ricardinho, seis vezes melhor do mundo. Portugal está no Grupo E, com Panamá, Tadjiquistão e Marrocos.