O presidente da China, Xi Jinping, elogiou, nesta terça-feira (20), a delegação olímpica chinesa por manter altos padrões de “moralidade, estilo e limpeza” durante os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
O comentário foi feito em meio a uma nova polêmica sobre questões de doping envolvendo nadadores chineses e ao aumento dos esforços do governo para abordar a cultura de fãs nos esportes, depois que torcedores usaram as mídias sociais para atacar e espalhar rumores sobre os atletas olímpicos do país.
“Em campo, (os atletas olímpicos chineses) obedeceram às regras, respeitaram os oponentes…mantiveram uma boa disciplina de corrida e etiqueta civilizada”, afirmou o presidente chinês em encontro com os atletas no Grande Salão do Povo.
A equipe de natação chinesa tem enfrentado um escrutínio mais rigoroso desde as revelações em abril de que 23 nadadores testaram positivo para um medicamento cardíaco proibido em 2021, mas foram autorizados a competir na Olimpíada de Tóquio.
O nadador Pan Zhanle, que estabeleceu um recorde mundial nos 100 metros livre, revelou que passou por 21 testes de doping de maio a julho. A agência antidoping da China rebateu a americana pelo que chamou de “padrões duplos hipócritas”.
Ainda pediu que a Agência Internacional de Testes aumentasse os testes de atletas de atletismo dos Estados Unidos. A China tem se concentrado cada vez mais no desenvolvimento esportivo, o que Xi acredita refletir a crescente força do próprio país.
As autoridades têm abordado ativamente os comportamentos agressivos e perturbadores dos fãs. No início de agosto, a polícia de Pequim prendeu uma mulher suspeita de difamar um jogador de tênis de mesa e o treinador dele. Enquanto isso, Pan encerrou a página de fã-clube na plataforma de mídia social Weibo e disse à emissora estatal CCTV que prefere manter um perfil discreto.
Reportagem da redação de Pequim
Edição de Hugh Lawson
Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas
Compartilhe: