Portugal começou a preparação para a defesa de sua coroa da Copa do Mundo de Futsal da FIFA™ em grande estilo com uma vitória de 4 a 1 sobre o Uzbequistão em Rio Maior. Os comandados de Jorge Braz conquistaram seu primeiro título global na Lituânia 2021 e darão início à campanha no Uzbequistão 2024 contra o Panamá em Tashkent em 16 de setembro. Bruno Coelho marcou duas vezes para Portugal, enquanto Afonso Jesus, Erick Mendonça e Pany Varela foram todos excelentes.
A estrela do show, no entanto, foi a sensação de 21 anos Kutchy, cuja magia era incompreensível para o Uzbequistão. Um gol contra fortuito de Botirov colocou Portugal na frente, apenas para Ilydar Akhmetzyanov empatar após uma confusão defensiva. Pany, que acaba de se tornar “O Cristiano da Quadra” ao se juntar ao time saudita Al-Nassr, ameaçou com duas balas de longe, antes de Zicky chegar perto com um toque após uma manobra gloriosa de Kutchy. Pany então permitiu que Tiago Brito finalmente restaurasse a liderança pouco antes do intervalo. Pany quase fez 3-1 após um drible deslumbrante, enquanto Andre Correia fez duas boas defesas para proteger a vantagem de Portugal. Kutchy então iluminou o Pavilhão Polidesportivo com uma peça escandalosa sobre habilidade na ala direita. O placar ficou mais adequado com dois excelentes gols tardios de Bruno Coelho.
A notável vontade de Portugal de vencer foi essencial para eles conquistarem o esporte há três anos. Eles foram para a prorrogação em seus três primeiros jogos da fase eliminatória, saindo de dois gols atrás para derrotar a bicampeã Espanha e superando o Cazaquistão nos pênaltis. O Pany marcou dois gols ao derrotar a Argentina por 2 a 1 na final. Portugal também venceu os dois últimos UEFA Futsal EUROs e a primeira Futsal Finalissima em 2022. Eles jogarão contra Panamá, Tajiquistão e Marrocos, que estão em sexto lugar no Ranking Mundial Masculino de Futsal da FIFA, em um Grupo E muito difícil no Uzbequistão 2024.