HIDROTERAPIA REDUZ PELA METADE TEMPO DE RECUPERAÇÃO DO PACIENTE, DESTACA ESPECIALISTA DO IMOT

Terapia realizada na água aquecida e que acelera, e muito, a recuperação de pacientes ortopédicos, a hidroterapia se apresenta como aliada no arsenal de tratamentos médicos. A modalidade é oferecida pelo Imot, em Mogi das Cruzes, e consegue reduzir pela metade o tempo de tratamento em casos de ortopedia. Ainda desconhecida do grande público, mas com resultados efetivos, a hidroterapia oferece mais segurança e menos dores durante a o processo de reabilitação.

A responsável técnica deste setor no Imot, a fisioterapeuta Julia Bonis, desmistifica algumas questões sobre a hidroterapia. Primeiro, ela esclarece que pode ser indicada para qualquer pessoa que precise de tratamento. No entanto, é mais recomendada para aquelas que possuem algum desgaste nos ossos e articulações e que demandam por exercícios de baixo impacto.

“Muitas vezes as pessoas não acreditam muito neste tipo de tratamento porque desconhecem que ele existe e quais os benefícios, mas quando a gente mostra o quanto acelera na recuperação, acabam aderindo e se beneficiando do tratamento”, destaca Julia.

Outro ponto forte da hidroterapia é que na água o paciente tem uma resposta mais rápida do corpo e que há redução significativa no período de tratamento. No comparativo com a fisioterapia convencional, feita no solo, o tempo pode ser reduzido até pela metade.

No Imot, os pacientes são, em grande maioria, idosos e também há casos de pós-operatório de prótese de quadril ou joelho, hérnia de disco ou artrose. Por conta de alguns princípios físicos da água há a diminuição da ação da gravidade, reduzindo a sobrecarga dos tecidos, por isso, menos dor e maior amplitude de movimento. A fisioterapeuta explica como essa dinâmica contribui para os resultados:

“A água também deixa a articulação se movimentar mais e isso ajuda na recuperação por meio da flutuação. O paciente consegue ter uma resposta melhor nos exercícios e, por isso, avança rapidamente rumo a alta médica”, explica Julia.

A fisioterapeuta ainda reforça que o Imot é o único no Alto Tietê que possui uma piscina feita exclusivamente para este tipo de atendimento, com acessibilidade, barra em todos os lados, rampa para entrada dos pacientes e cadeirantes. A temperatura da água varia entre 28 e 31 graus, o que torna o tratamento mais confortável, agradável e proporciona também o relaxamento dos músculos.

Sobre o Imot

Fundado em 1976, o Imot é um dos maiores institutos especializados em ortopedia e traumatologia do Brasil, com pronto atendimento diariamente na unidade de Mogi das Cruzes, consultas, fisioterapia, hidroterapia e diversos tratamentos especializados, além da Imot Care, com cuidados inter e multidisciplinares, e o Imot MovSaúde, com serviços exclusivos e inovadores.

O Imot fica na rua Otto Unger, 433, Centro, Mogi das Cruzes. Mais informações: telefone (11) 4728-3420, no site e redes sociais (@clinicaimot). Em Suzano, o endereço é rua Augusta Aparecida Carvalho Morais, 250 Jardim Santa Helena. Telefone (11) 4741-3333.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

UFC 310: após lesão de Belal Muhammad, Rakhmonov enfrenta Ian Garry

O atual campeão dos pesos meio-médios do UFC, Belal Muhammad, sofreu uma lesão e está…

Cbum surpreende nas prévias da Open em Praga e termina entre os favoritos; veja

O atleta Chris Bumstead, conhecido como Cbum, disputou neste sábado (16) as prévias do torneio…

Taubaté vence primeira partida das semifinais da Liga Paulista – LNF

O Taubaté entrou em quadra na tarde deste sábado (16) pelo confronto de ida da…