Adeus, Paris 2024! Aconteceu neste domingo (11), a cerimônia de encerramento da Olimpíada. O evento, que marcou o fim da atual edição dos Jogos e a passagem de bastão para Los Angeles 2028, aconteceu no Stade de France.
O diretor francês Thomas Jolly foi o responsável por dirigir toda a festa no Stade de France. Ele também assinou a cerimônia de abertura, que recebeu críticas por conta de algumas referências e interpretações.
O encerramento contou com atrações musicais que se apresentarão na parte final da cerimônia de encerramento: Billie Eilish, Snoop Dogg, Dr. Dre, H.E.R. e Red Hot Chili Peppers. Esses artistas representaram a transição de Paris 2024 para a próxima sede dos Jogos Olímpicos.
Acompanhe os destaques da cerimônia:
Tchau, Paris 2024! Olá, Los Angeles 2028!
O presidente do COI, Thomas Bach, declarou como encerrados os Jogos Olímpicos de Paris 2024 e apagou a chama olímpica, dando início oficial ao ciclo olímpico de Los Angeles 2028.
A cantora francesa Yseult, do hit “Alibi” em parceria com Sevdaliza e Pabllo Vittar, ficou responsável pelo último número musical da noite. Cantando o clássico “My Way”, imortalizado na voz de Frank Sinatra, que é uma versão em inglês da canção francesa “Comme d’habitude”, escrita por Jacques Reveaux.
Fogos de artifício iluminaram a noite e o Stade de France para encerrar a cerimônia e a Olimpíada de Paris.
Billie Eilish e Snoop Dogg
O show em Venice Beach seguiu com Billie Eilish, que cantou a música “Birds of the feather”. Snoop Dogg, que marcou presença durante toda a Olimpíada de Paris, comparecendo a vários jogos e provas, também cantou na famosa praia de LA.
Dr. Dre também subiu no palco para cantar o clássico “Next Episode” com Snoop Dogg.
Venice Beach e Red Hot
No vídeo, Tom Cruise passou a bandeira adiante. Os atletas Kate Courtney (cross-country), Michael Johnson (atletismo) e Jagger Eaton (skate) carregaram a bandeira olímpica por Los Angeles.
Eaton foi o responsável por chegar com a bandeira em Venice Beach, onde um show do Red Hot Chili Peppers acontecia. A banda cantou o clássico “Can’t Stop”.
Missão impossível?
Após cantar o hino americano, H.E.R tocou um solo de guitarra para a chegada de ninguém mais, ninguém menos, que Tom Cruise. O ator, dos sucessos “Missão Impossível” e “Top Gun”, desceu de tirolesa do alto do Stade de France.
Ao chegar no solo, Tom Cruise cumprimentou os atletas, pegou a bandeira olímpica com Simone Biles e a carregou de moto. Em sequida, um vídeo do ator passando por pontos turísticos de Paris de moto e com a bandeira deu sequência à cerimônia.
Ele deixou Paris de avião e chegou a Los Angeles, transformando o famoso letreiro de Hollywood, acrescentando os aros olímpicos. Tudo isso ao som de Californication, da banda californiana Red Hot Chili Peppers.
Bastão passado
A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, entregou a bandeira olímpica para a prefeita de Los Angeles, Karen Bass, que estava acompanhada da campeã olímpica Simone Biles.
Usando uma bota ortopédica, Biles segurou a bandeira, enquanto a cantora H.E.R cantou o hino dos Estados Unidos, simbolizando a passagem de bastão de Paris 2024 para Los Angeles 2028.
Presidentes de Paris 2024 e do COI discursam
Tony Estanguet, presidente do Comitê Organizador dos Jogos de Paris 2024, e Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), subiram no palco e realizaram discursos para o público presente no Stade de France.
Thomas Bach disse não pretender se reeleger para a presidência do COI. Leia mais aqui.
Atletas sobem no palco e começam as atrações musicais
Primeira banda a tocar na cerimônia, os franceses do Phoenix tocaram seu hit “Lizstomania”, com a presença de vários atletas de diferentes delegações em cima do palco.
Na sequência, outros artistas se juntaram ao Phoenix: Angele, Kavinsky, Air, Vannda e Ezra Koenig.
Subida dos anéis olímpicos
Durante a coreografia com os dançarinos, os anéis olímpicos se juntaram no ar antes de serem erguidos numa parte alta do Stade de France.
💙💛🖤💚❤️
The Olympic rings! The Stade de France!#Paris2024 #ClosingCeremony pic.twitter.com/BGcW1fdIeG
— The Olympic Games (@Olympics) August 11, 2024
O que o COB pensa da participação do Brasil na Olimpíada?
Neste domingo (11), último dia olímpico, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) realizou uma coletiva de imprensa na Casa Brasil para fazer um balanço geral da participação brasileira nos Jogos Olímpicos. Entre os destaques, a participação feminina, o calor da torcida e o planejamento para a próxima Olimpíada.
Leia aqui o balanço que o COB fez do Time Brasil em Paris.
Homenagem à Grécia
Neste momento, é realizada uma homenagem à Grécia, como forma de tributo à criação dos Jogos Olímpicos da Era Moderna.
Relembre as medalhas que o Brasil conquistou em Paris
O Brasil alcançou mais duas medalhas na Olimpíada de Paris neste sábado (10). No futebol feminino, a Seleção Brasileira perdeu para os Estados Unidos na final e ficou com a prata. Já no vôlei feminino, o Brasil venceu a Turquia na disputa pelo bronze.
Relembre aqui todas as medalhas conquistadas pelo Time Brasil.
Com a vitória no basquete feminino, os EUA foram a 40 medalhas de ouro em Paris, mesmo número da China. O desempate, porém, ocorre no número de pratas: 44 dos estadunidenses contra 27 da China. Desta forma, os norte-americanos terminam a Olimpíada na liderança do ranking.
A dupla do vôlei de praia adentrou o gramado do estádio com a bandeira brasileira. Elas conquistaram o primeiro ouro do Brasil na modalidade desde 1996.
O Time Brasil compartilhou no X um vídeo da delegação brasileira fazendo festa antes de entrar no gramado do Stade de France.
Escolhidas como porta-bandeiras do país para a cerimônia, a dupla campeã do vôlei de praia Duda e Ana Patrícia entrará no gramado do Stade de France com o estandarte brasileiro.
As redes sociais do Time Brasil publicaram um registro dos irmãos Bergmann, Julia e Lukas, que atuam pelas Seleção Brasileira de vôlei, antes da cerimônia de encerramento.
Vencedora do Grammy e do Oscar, Billie Eilish será uma das atrações, além de Snoop Dogg, que é um símbolo do rap da Califórnia e esteve em Paris durante a Olimpíada assistindo a diversos eventos.
Pela primeira vez na história das Olimpíadas, a cerimônia não aconteceu em um estádio. Ela teve cartões-postais de Paris como palco: o Rio Sena, a Torre Eiffel, o Trocadéro e os jardins das Tulherias, entre outros.