Foi David contra Golias em Bangkok. O Tajiquistão caiu no primeiro obstáculo, aos seis dos últimos sete Copas da AFC, na AFC, e nunca chegou perto de chegar à Copa do Mundo de Futsal da FIFATM. O Japão terminou no pódio em 12 dos últimos 13 campeonatos continentais, foi seu atual campeão e chegou à fase eliminatória nas duas últimas finais globais para as quais eles voaram.
O que os Cinco Samurai não sabiam é que havia um Golias nas varas dos Leões Persas. Firuz Bekmurodov fez duas defesas impressionantes antes de 60 segundos. Ele perdeu a conta de quantos mais ele fez mais de 40 minutos frenéticos. No final, o mini Tajiquistão estava nas quartas de final da Tailândia 2024 e o poderoso Japão sofreu a eliminação da fase de grupos pela primeira vez.
Bekmurodov, em seguida, produziu outra exibição espetacular como Pairav Vohidov superou o Afeganistão 2-1 após a prorrogação para chegar à sua primeira Copa do Mundo de Futsal da FIFA. O jogador de 26 anos conversa com a Fifa sobre o desafio que está à espreita.
FIFA: O Tadjiquistão nunca se classificou para a Copa do Mundo de Futsal da FIFA. Você pode descrever suas emoções depois de vencer o Afeganistão para se qualificar?
Firuz Bekmurodov: Foi uma sensação incrível. Sentimos uma enorme adrenalina. Fizemos história para o esporte tajique, classificando-se para a Copa do Mundo de Futsal da FIFA 2024.
Você produziu um desempenho excepcional nesse jogo, fazendo vários saves incríveis. Quão orgulhoso você estava de sua exibição?
A vitória se deveu ao trabalho em equipe. Cada jogador fez uma contribuição significativa para esse sucesso. Acabei de fazer o meu trabalho. Meu trabalho é tentar terminar a partida com uma folha limpa.
Você é muito bom com a bola aos seus pés e recentemente marcou dois gols contra a República do Quirguistão. Quanto de um trunfo é sua capacidade na bola para o Tajiquistão?
No futsal moderno, se o goleiro pode jogar com os pés, é uma enorme vantagem. Quando você enfrenta equipes que jogam com uma alta pressão, você pode realmente fazer valer a pena. Eu costumava jogar futebol 11-a-side. Eu participei de alguns jogos amistosos e foi aí que eu aprendi a jogar bem com os meus pés. Eu tenho marcado alguns gols em competições de clubes tajiques.
Quanto apoio você acha que o Tajiquistão terá no Uzbequistão?
O Uzbequistão é o país vizinho do Tajiquistão. Acredito que muitos fãs irão lá para nos apoiar durante a Copa do Mundo de Futsal da FIFA, bem como um grande número de tajiques que vivem no Uzbequistão. Nossos amigos mais próximos estão planejando vir para o Uzbequistão e nos apoiar contra Portugal, Marrocos e Panamá.
Quão emocionante será sair com a camisa do Tajiquistão, ouvir o hino nacional do Tajiquistão na Copa do Mundo?
Quando você ouve o hino nacional, é um sentimento enorme, emoção. Você fica com arrepios e sente orgulho em representar seu país.
Como é ser desenhado no mesmo grupo que duas potências globais em Portugal e Marrocos?
Fomos atraídos para um grupo difícil, o grupo da morte. Portugal é o atual campeão da Copa do Mundo de Futsal e tem muitos jogadores talentosos em seu elenco. O Marrocos é o campeão africano e adversários muito duros. O Panamá é o campeão de seu continente e outra equipe forte. Jogos difíceis estão esperando por nós na Copa do Mundo de Futsal da FIFA. Vamos lutar em cada jogo.
Como é que o Tajiquistão pode obter um resultado contra Portugal?
Portugal tem alguns jogadores famosos e talentosos como João Matos, Bruno, Tiago Brito, Fabio Cecilio, Andre Coelho e Pany Varela. Será um jogo desafiador. Precisamos de uma forte actuação, de disciplina e de carácter para obter um resultado contra Portugal.
O Tajiquistão perdeu pênaltis nas semifinais e no terceiro lugar no play-off da Copa da Ásia. Você já praticou muito desde então?
Um pênalti é uma loteria. Algumas vezes você tem sorte; outras vezes você não.
Quem você considera o melhor goleiro do mundo?
Eu gosto do estilo de jogo do goleiro do Cazaquistão Higuita, que é um dos melhores goleiros do mundo.