Reportagem de: Fabio Pereira
A perda de peso e o processo de desidratação são, sem dúvida, grandes barreiras enfrentadas pelos lutadores de MMA (Artes Marciais Mistas). Apesar disso, o atleta Cleber de Sousa Silva, mais conhecido como Clebinho, natural de Itaquaquecetuba – cidade que integra o Alto Tietê – sagrou-se campeão em quatro categorias de peso diferentes (Meio-Médio, Médio, Meio-Pesado e Pesado) no evento STF Combat, maior organização da modalidade na América do Latina.
Clebinho começou sua jornada no mundo das artes marciais aos 6 anos, quando conheceu o karatê. A paixão pelo esporte o levou a treinar profissionalmente a partir dos 20 anos, iniciando suas competições em 2012. Desde então, sua trajetória tem sido marcada por desafios e conquistas significativas.
Perda de peso
O lutador explica que um dos maiores desafios enfrentados por Clebinho foi a perda de peso necessária para as competições. De 104 kg, ele precisou descer para 84 kg, enfrentando a árdua tarefa da desidratação e as dificuldades associadas. No entanto, sua determinação e força de vontade foram fundamentais para superar esse obstáculo.
“Nunca foi fácil. Comecei a trajetória sem equipe, treinava sozinho no quintal de casa, era apenas um sonho e minha força de vontade. Uma segunda dificuldade enorme que tive ao longo dos anos foi a perda de peso nas lutas”.
“Descer de 104kg para 84kg consiste em um processo de desidratação muito sofrido. Minha maior superação foi lutar fora do país, saindo do quintal de casa para lutar em países como Japão, Coréia, Colômbia, Eslováquia e Rússia”, comenta Clebinho.
Apoio e desafios
Hoje, Clebinho defende duas equipes: K2 MMA e Fight Leste. Ele é detentor de 4 cinturões em categorias diferentes no SFT, o maior evento de MMA da América Latina. Com um cartel de 24 vitórias, 18 derrotas e 1 empate, o atleta é faixa preta em Jiu-Jitsu e Muay Thai, evidenciando sua versatilidade.
Clebinho conta com o total apoio de sua família, composta pela esposa e duas filhas. Apesar do suporte familiar e de amigos próximos, ele não recebe apoio de órgãos públicos. O próximo desafio de Clebinho será no SFT 50, marcado para o dia 17 de agosto (sábado). Ele enfrentará, no card principal da noite, o lutador “Irwing King Kong” na categoria Peso-Pesado.