Em homenagem ao Dia do Motorista,nesta quinta-feira (25), a JSL, empresa com o maior portfólio de serviços de logística do Brasil, celebra não apenas a importância desta profissão, mas também o impacto positivo de iniciativas que promovem a inclusão e a segurança no setor de logística. Dados do Ministério das Cidades indicam que o número de mulheres aptas a dirigir veículos pesados está em torno de 150 mil. Apesar disso, o número ainda representa menos de 7% das 2,3 milhões de pessoas habilitadas a dirigir caminhões e carretas no Brasil.
Em 2021, a JSL criou o Mulheres na Direção, com o objetivo de capacitar mulheres para atuarem como motoristas de carreta, operadoras de máquinas de grande porte e empilhadeiras – áreas tradicionalmente ocupadas por homens. Desde então, o programa proporcionou mais de 100 contratações femininas na empresa. Rachel Mourato, natural do nordeste do Brasil, sempre sonhou em seguir os passos de sua família de caminhoneiros. Com 35 anos e determinada a transformar seu sonho em realidade, ela pegou carona por seis dias até chegar ao Mato Grosso do Sul para participar do programa.
“Minhas filhas sempre me incentivaram, dizendo que um dia eu realizaria meu sonho. Fiz diversos cursos na área de logística e, quando soube do Mulheres na Direção, não pensei duas vezes. Me sinto muito orgulhosa de fazer parte deste projeto e acredito que precisamos de mais iniciativas assim para provar que somos igualmente capazes” – relata.
Com foco na segurança e no treinamento dos motoristas, recentemente a JSL investiu R$ 2 milhões em um simulador de direção de caminhão projetado para treinamento em situações adversas, como chuvas e deslizamentos em estradas de terra. “No simulador de direção podemos experienciar situações e aprender como reagir quando, e se, acontecer na vida real. Especialmente para quem não tem muita experiência na direção de caminhões, essa é uma oportunidade de vivenciar imprevistos nas estradas, mas em um ambiente seguro e de muito aprendizado” – afirma Rachel.
Sobre a JSL
A JSL (JSLG3) reúne o maior portfólio de serviços de logística do Brasil, operando em 16 setores da economia. Presente em todos os Estados brasileiros e em mais seis países, atua em todas as etapas da cadeia produtiva com tecnologia embarcada, gerando eficiência no uso dos ativos, segurança e inteligência ao processo logístico de seus clientes. Fazem parte da JSL as empresas Fadel, TPC, Transmoreno, Rodomeu, Marvel, IC Transportes, FSJ Logística e TruckPad, somando mais de 30 mil colaboradores, 84 centros de distribuição e de 1,4 milhão de metros quadrados dedicados à armazenagem.
Relacionado