Reportagem de: Vitor Gianluca
Em publicação realizada pelo atual prefeito de Itaquaquecetuba, Eduardo Boigues (PL), nesta terça-feira (23), dois homens foram flagrados supostamente cometendo crime ambiental. O caso aconteceu na sexta-feira (19), na estrada São Miguel Arcanjo, no bairro Veraneio Maracanã. No vídeo (abaixo), Anderson Caldeira, Secretário de Segurança de Itaquá, aborda os dois homens em meio a mata, portando uma motoserra, um facão e próximo a focos de incêndio.
A prefeitura do município, em nota, informou que os homens abordados alegaram que seriam proprietários do local, porém não apresentaram a documentação necessária. Ainda segundo a administração, o local é uma Área de Preservação Ambiental (APA).
Os homens foram autuados por supressão de árvores e queima de vegetação. As multas totalizaram R$ 7.072,00, sendo R$ 3.536,00 para cada. O veículo e a motosserra da dupla foram apreendidos. A ocorrência foi registrada na Delegacia Central de Itaquá e seguirá em investigação pela Delegacia de Investigações Sobre o Meio Ambiente (Dicma) de Mogi das Cruzes.
A prefeitura relata que no mês de julho, foram registradas duas ocorrências de desmatamento e uma ocorrência de poda irregular. Em caso de flagrante, a administração orienta para que a população acione a Guarda Ambiental pelos telefones (11) 4753-1421 e (11) 4642-4659. Já o prefeito da cidade, na publicação, pede para que os munícipes acionem a GCM, por meio do número 153.