Reportagem de: Fabio Pereira
O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, considerou a possibilidade de um dos prefeitos da região, que integram a legenda, chegarem, um dia, ao Palácio dos Bandeirantes. A fala ocorreu durante o evento de confirmação da candidatura à reeleição do atual prefeito de Itaquaquecetuba, Eduardo Boigues. O nome do atual chefe do Executivo da cidade foi homologado, oficialmente, em uma convenção administrativa realizada no último sábado (20/7), no Ginásio Municipal de Esportes “Sumiyoshi Nakaharada”.
“Temos gente qualificada para nos representar; gente boa, gente séria e que possa fazer algo por essa região, que precisa de muito, ainda. Vocês são novos. Daqui a alguns anos, podem ter certeza, nós vamos estar naquele Palácio dos Bandeirantes”, afirmou Costa Neto.
Ao longo do encontro, Boigues também anunciou o nome de Rogério Tarento (PSD), advogado, de 49 anos, especialista em Direito Civil e Eleitoral, como candidato a vice-prefeito pela chapa. Na oportunidade, além de Costa Neto, os partidos Avante, MDB, PSD, Democracia Cristã, Progressistas, PMN, PSDB, PSB, União Brasil, Republicanos, Cidadania e PMN, que compõem a coligação “A Força que Faz Itaquá Avançar”, também estiveram presentes.
A convenção também serviu para apresentação dos 180 candidatos ao Poder Legislativo que irão apoiar Boigues durante a campanha eleitoral, que se inicia, de forma oficial, em 16 de agosto.
Vale lembrar que Eduardo Boigues foi eleito prefeito de Itaquaquecetuba nas eleições municipais de 2020 com 62,09% dos votos, números que totalizaram 94.604 sufrágios. À época, quando chegou ao cargo de chefe do Executivo, ele ainda integrava o Partido Progressistas (PP). Boigues deixou o PP e se filiou ao PL, de maneira oficial, em abril deste ano. O anúncio ocorreu por meio de suas redes sociais.
Boigues e Tarento
Tarento foi candidato a vice-prefeito na chapa de Eduardo Boigues, em 2016, mas ambos foram derrotados por Mamoru Nakashima, que, à época, foi eleito prefeito de Itaquaquecetuba com 103.098 votos. Foi secretário municipal na Prefeitura de Poá-SP e, na gestão Boigues, entre 2021 e 2024, chefiou o Gabinete e respondeu pela Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana.
“A parceria entre eu e Rogério (Tarento) começou lá atrás. Em 2016, fomos candidatos à Prefeitura de Itaquá, mas aquele não era o nosso momento. Hoje, a história se repete, depois de muita luta. Deus colocou a mão nessa cidade, e vai nos abençoar por mais quatro anos. Vamos, juntos, trabalhar por nosso povo e continuar fazendo a diferença na vida das pessoas”, afirmou Boigues.