Em um confronto de duas equipes que brigam pelo topo do Campeonato Brasileiro, Palmeiras e Cruzeiro se enfrentam neste sábado (20), às 21h (de Brasília), no Allianz Parque, em São Paulo. O duelo pode ser considerado o “jogo da 18ª rodada” pela posição dos times na tabela.
Vice-líder do Brasileirão, com 33 pontos, o Verdão tentará se reabilitar após a derrota para o líder Botafogo. Por outro lado, o clube mineiro, sexto colocado, com 29 pontos, vem de vitória sobre o Red Bull Bragantino e buscará o quarto triunfo consecutivo na competição.
Caso derrote o Palmeiras fora de casa, o Cruzeiro pode entrar no G4 do Brasileirão. Para isso, o São Paulo (4º colocado, com 30 pontos) e o Bahia (5º colocado, com 30 pontos) não poderiam vencer os seus jogos contra Juventude e Corinthians, respectivamente.
Palmeiras tenta manter escrita no Allianz
O time alviverde não perde no seu estádio há 19 jogos. São 17 vitórias e dois empates. A última derrota do Palmeiras no Allianz Parque, aconteceu em 19 de outubro do ano passado, quando perdeu por 2 a 0 para o Atlético-MG.
Neste Brasileirão, apenas Athletico-PR e Internacional conseguiram ganhar do Verdão atuando em São Paulo, mas essas partidas aconteceram na Arena Barueri.
Verdão com desfalques de peso
Para seguir com a escrita, o técnico Abel Ferreira precisa superar desfalques importantes. O comandante português não terá o atacante Estêvão, que sofreu torções no tornozelo e no joelho da perna esquerda. O provável substituto é o recém-chegado Felipe Anderson. Mauricio corre por fora, assim como Dudu.
A outra ausência no time titular é o lateral-esquerdo Piquerez, que sofreu uma lesão no menisco do joelho esquerdo e passará por cirurgia. Vanderlan e Caio Paulista são as opções do setor. Em recuperação de lesões, os atacantes Lázaro e Bruno Rodrigues completam a lista de ausências.
Por outro lado, a equipe ganha o reforço do lateral-direito Augustín Giay. O ex-jogador do San Lorenzo está regularizado e deve ser opção para o decorrer da partida.
Cruzeiro terá mudança entre os titulares?
Após ter vencido o Red Bull Bragantino, em Belo Horizonte, na última rodada, o Cruzeiro pode ter uma novidade no meio-campo. Contratado com status de titular, o volante Matheus Henrique briga pela vaga com o capitão Lucas Silva.
No último sábado (13), Matheus Henrique foi acionado por Seabra no segundo tempo e, apesar de ter atuado por apenas 28 minutos, recebeu elogios do técnico na coletiva pós-jogo. No entanto, por ser uma peça de confiança da comissão técnica e um líder no vestiário, Lucas Silva deve começar a partida.
Manutenção de Cássio e Kaiki
Ainda com relação ao sistema defensivo, Cássio e Kaiki devem ser mantidos entre os titulares do Cruzeiro. O goleiro assumiu a meta cruzeirense contra o Bragantino, enquanto o jovem lateral-esquerdo, titular em quatro dos últimos seis confrontos, não terá a “sombra” de Marlon.
Em recuperação de uma lesão no ombro direito, Marlon fez trabalhos híbridos entre a preparação física e a fisioterapia durante a semana. Por esse motivo, o atleta não foi relacionado para enfrentar o Palmeiras.
Walace e Dinenno fora
Mesmo depois de ter participado dos treinamentos com o elenco, Walace seguiu fora da lista de relacionados. O volante foi contratado junto à Udinese, da Itália, e havia expectativa de ele ficar no banco de reservas contra o Palmeiras.
Sem jogar desde abril, o argentino Juan Ignacio Dinenno também não vai enfrentar o Verdão. Recuperado de uma cirurgia no púbis, o centroavante voltou a trabalhar integralmente com o elenco no meio da semana, mas não reuniu condições ideais de jogo.
Ataque do Cruzeiro
No ataque da Raposa, Fernando Seabra deve manter a estrutura com Arthur Gomes na ponta esquerda e Gabriel Veron, em grande fase, no lado direito do setor.
No último sábado (13), Lautaro Díaz estreou na vaga de Veron e chamou a atenção do treinador com boa movimentação na frente.
Kaio Jorge, opção no banco de reservas contra o Red Bull Bragantino, tende a ser suplente pelo segundo jogo consecutivo.
Assim como o lateral-esquerdo Marlon, o atacante Rafa Silva fez trabalhos híbridos entre a preparação física e a fisioterapia. O jogador se recuperou de uma lesão na coxa direita, mas não integrou a lista de Seabra.
100º jogo entre os clubes
Adversários na 18ª rodada do Campeonato Brasileiro, Palmeiras e Cruzeiro medirão forças pela 100ª vez na história do confronto. Ao todo, foram 35 vitórias para cada lado, além de 29 empates.
8º duelo entre Palmeiras e Cruzeiro no Allianz
Inaugurado em 19 de novembro de 2014, o Allianz Parque receberá o Cruzeiro pela oitava vez na história. No período, o Palmeiras venceu três confrontos, a equipe mineira saiu vencedora em um e aconteceram outros três empates.
Apesar do aproveitamento de 19% no estádio, a única vitória do Cruzeiro foi decisiva na campanha do sexto título da Copa do Brasil, em 2018. Em 12 de setembro daquele ano, o atacante Hernán Barcos aplicou a “lei do ex” contra o alviverde e marcou o gol do triunfo por 1 a 0 no primeiro jogo da semifinal.
Na volta, no Mineirão, em Belo Horizonte, com o empate por 1 a 1, a Raposa avançou à final e, posteriormente, derrotou o Corinthians na decisão.
Prováveis escalações
Palmeiras: Weverton; Mayke (Marcos Rocha), Gustavo Gómez, Murilo e Vanderlan (Caio Paulista); Aníbal Moreno, Gabriel Menino, Felipe Anderson (Maurício), Raphael Veiga e Rony; Flaco López. Técnico: Abel Ferreira
Cruzeiro: Cássio; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva (Matheus Henrique), Barreal e Matheus Pereira; Arthur Gomes e Gabriel Veron. Técnico: Fernando Seabra
- Motivo: 18ª rodada do Campeonato Brasileiro
- Data e horário: 20 de julho de 2024 (sábado), às 21h (de Brasília)
- Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
- Árbitro: Davi de Oliveira Lacerda (ES)
- Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa-RJ) e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ)
- VAR: Rodrigo Nunes de Sá (Fifa-RJ)
Onde assistir a Palmeiras x Cruzeiro pelo Brasileirão
Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas
Compartilhe: