Um pedacinho do Brasil no país dos Jogos Olímpicos. Com a parceria entre a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e a região de La Moselle, a seleção masculina realiza os últimos preparativos para os Jogos Olímpicos no CT da CBV na França. E mesmo a um oceano de distância, o Brasil foi com eles: por iniciativa da CBV, uma cozinheira brasileira é responsável por colocar itens como feijão, farofa e pão de queijo no cardápio do local.
“A parceria com La Moselle está sendo fundamental no desenvolvimento de nossas equipes de base, e é também uma etapa importante nessa reta final de preparação da seleção brasileira masculina para os Jogos. Boas condições de treinamento, de descanso e, especialmente, de alimentação são fatores muito importantes para um atleta. Por isso, contratamos uma profissional para que o cardápio fosse próximo do que os jogadores estão acostumados. Cada detalhe faz a diferença na busca por uma medalha”, explica Jorge Bichara, diretor técnico da CBV, que está em La Moselle com a equipe de Bernardinho,
“O principal pedido foi para não faltar feijão e farofa, para dar energia para todo mundo. Além disso, teremos pão de queijo, empadão, escondidinho de carne seca e estrogonofe”, conta Vivi, como é conhecida a cozinheira paranaense Viviane Aguera, que mora há oito anos em Paris.
A sugestão de cardápio foi desenvolvida em parceria com a equipe responsável pela alimentação dos atletas no Centro de Desenvolvimento do Voleibol Enel Saquarema. E agradou. “Está excelente estar nesse Centro de Treinamento da CBV na França. Principalmente com a comida brasileira, com pão de queijo no café da manhã e feijão no almoço”, comemora Lucarelli.
Com alojamentos, academia bem equipada e quadras de quadra e praia, o CT Academos, em La Moselle (fronteira com Luxemburgo e Alemanha), oferece toda a estrutura para treinamentos e concentração. Além da seleção masculina, Duda e Ana Patricia também passarão pelo CT de La Moselle antes do início dos Jogos Olímpicos de Paris, utilizando quadras de areia recém-construídas, que seguem o padrão da Federação Internacional de Voleibol e utilizam a mesma areia dos Jogos de Paris.
A parceria entre CBV e o governo local vai até 2028. “Desde 2023, quando iniciamos a parceria com La Moselle, trouxemos equipes de quadra e praia, masculinas e femininas, de diversas idades. Essa relação de longo prazo permitirá o desenvolvimento técnico do voleibol brasileiro, por meio da posição estratégica que o CT tem na Europa e de toda a excelente estrutura à disposição”, completa Bichara.
No ano passado, o primeiro da parceria, a região de La Moselle recebeu as seleções masculinas adulta, sub-21 e sub-19, e a seleção feminina sub-19 entre 2 de junho e 12 de julho. Em 2024, o vôlei de praia também usou as instalações, com a dupla olímpica Evandro e Arthur Lanci treinando no local em maio, além de duplas sub-21 e sub-19. Na quadra, a seleção de novos, e as seleções sub-21 e sub-19 masculinas treinaram e disputaram amistosos em La Moselle.
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro