• Home
  • FUTSAL
  • Catarinense representa a arbitragem brasileira na Copa do Mundo de Futsal: “Ápice” – LNF

Catarinense representa a arbitragem brasileira na Copa do Mundo de Futsal: “Ápice” – LNF

Única brasileira, entre homens e mulheres, Anelize Schulz vai representar a arbitragem do Brasil e de Santa Catarina na Copa do Mundo de Futsal Masculino. Após 13 anos na profissão, Anelize chegou no ponto mais alto da carreira. Assista AQUI a matéria completa.

— A Copa do Mundo de Futsal é o ápice pro árbitro internacional. Quando eu recebi a notícia, eu tive um sentimento de reconhecimento. É um trabalho de anos. Me senti reconhecida pelo trabalho que desenvolvi durante todos esses anos — disse Anelize em exclusividade ao ge.

O Mundial será entre 14 de setembro e 6 de outubro, no Uzbequistão, e a convocação da seleção brasileira é na quinta-feira, dia 18 de julho.

Catarinense Anelize Schulz vai representar o Brasil e Santa Catarina na Copa do Mundo de Futsal Masculino

Natural de Jaraguá do Sul, Anelize Meire Schulz foi atleta de futsal até os 20 anos, representando a cidade de Blumenau. Ela também jogou futebol pelo Caçador/Avaí Kindermann, mas o coração sempre foi da quadra.

— As pessoas perguntam por que eu não tentei a carreira de árbitra de campo e eu falo que o futsal sempre esteve em mim, eu fui atleta de futsal, então eu tinha a preferência pelo futsal.

Com o término do projeto de futsal em Blumenau, Anelize passou a focar na faculdade de Educação Física, mas, cada vez mais, batia a saudade da quadra.

— Comecei a sentir falta de estar envolvida no esporte, porque acredito que o esporte tá na minha veia. Num dia eu vi umas meninas arbitrando e pensei “olha, eu vou tentar essa carreira”. Eu tinha 22 anos na época e tinha tempo para fazer uma carreira na arbitragem.

Arquivo pessoal
Catarinense Anelize Schulz arbitrando no Centreventos Cau Hansen, em Joinville

Após os cursos, Anelize entrou na Federação Catarinense de Futebol de Salão em 2011, no ano seguinte começou a fazer parte da Confederação Brasileira de Futebol de Salão. Em 2018, Ane pegou o escudo e iniciou no quadro de arbitragem da Fifa.

Nesses anos, a árbitra já apitou no Catarinense, Liga Nacional de Futsal, Libertadores, Copa América, Copa do Mundo sub-20 e Eliminatórias de Copa do Mundo – todas nas duas categorias, feminino e masculino. Só faltava a Copa do Mundo.

— Os jogos de uma esfera maior, como os da Conmebol e amistosos internacionais, acabam marcando mais a carreira do árbitro. Nós como árbitros brasileiros, a gente acaba não tendo muita oportunidade de apitar final porque os times brasileiros sempre estão chegando. O árbitro brasileiro acaba chegando no máximo em uma disputa de terceiro e quarto de Libertadores, Copa América, de competições internacionais.

Arquivo pessoal
Catarinense Anelize Schulz arbitrando na Libertadores de Futsal

Foram 38 árbitros convocados para apitarem na Copa do Mundo de Futsal Masculino. Pela Conmebol, é um profissional de cada país e Anelize é a representante do Brasil.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Taubaté vence primeira partida das semifinais da Liga Paulista – LNF

O Taubaté entrou em quadra na tarde deste sábado (16) pelo confronto de ida da…

Atlântico vence a Assoeva e vai à final do Gauchão Série Ouro – LNF

O Atlântico garantiu nesta sexta-feira, 15, vaga para a terceira final em duas semanas. Depois…

Fábio Carille garante premiação milionária com título do Santos na Série B

Com a conquista antecipada do título da Série B, na tarde deste sábado (16), o…