O atacante Lamine Yamal, da Espanha, se tornou nesta terça-feira (9) o jogador mais jovem a marcar um gol na história da Eurocopa. Aos 16 anos e 362 dias, a promessa do Barcelona marcou pela primeira vez na competição em duelo contra a França, pela semifinal.
O gol, por sinal, chamou a atenção no mundo do futebol. Aos 20 minutos do primeiro tempo, quando os franceses venciam por 1 a 0, Yamal finalizou de fora da área e contou com “beijo” da trave antes de ver a bola morrer no fundo da rede.
Dessa forma, o jogador do Barcelona superou o recorde que durava 20 anos. O antigo dono da marca era Johann Vonlanthen, ex-atacante colombiano naturalizado suíço que também marcou um gol contra a França, mas na primeira fase da Eurocopa de 2004. Ele tinha 18 anos e 141 dias.
Yamal estreou como profissional pelo Barcelona em abril de 2023, aos 15 anos. Na temporada 2023/24, o atacante passou a ser mais usado pelo então técnico Xavi, somando sete gols e sete assistências em 50 jogos pelo clube catalão.
A primeira convocação do jogador veio também em 2023. Além de ser o mais jovem a marcar um gol na Eurocopa, Yamal se tornou o jogador mais jovem a entrar em campo na competição. O gol marcado por ele se soma a três assistências nos cinco jogos anteriores da Espanha no torneio continental.
Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas
Compartilhe: