• Home
  • FUTSAL
  • Pato se torna pioneiro na divulgação do boletim financeiro e aposta na transparência – LNF

Pato se torna pioneiro na divulgação do boletim financeiro e aposta na transparência – LNF

Pato se consolida com administração segura

Seria anormal se nos jogos oficiais do futebol brasileiro um clube mandante não divulgasse o público e a renda das partidas. Se no futebol isso é trivial, no futsal é uma raridade, ou melhor, quase nunca acontece. No entanto, alguns clubes do país adotaram essa postura de divulgar a receita e despesas das partidas em casa. E quem faz isso deveria ser copiado. É sinal de respeito e transparência com o torcedor e quem sabe até poderia motivar o público a comparecer aos ginásios com mais frequência.

No Paraná, o Pato passou a divulgar as informações sobre público e renda dos jogos do time em casa no começo desse ano, na gestão liderada por Daniel Nekel. Atitude que tem dado certo e que tem deixado o torcedor mais confiante sobre o trabalho da diretoria, mesmo que às vezes o desempenho do time seja questionado dentro das quatro linhas.

Igual no futebol, o bicampeão da Liga Nacional de Futsal e atual campeão da Série Ouro do Paranaense, anuncia no sistema de som do ginásio e no telão, durante as partidas, o número de ingressos vendidos para o confronto que está acontecendo no momento, junto com a receita gerada pela bilheteria. Além disso, um documento é encaminhado para os órgãos de imprensa a cada três meses informando o saldo, positivo ou negativo, de cada partida.

Nesta quarta-feira (3) o time do sudoeste divulgou o relatório com a contabilidade dos seis meses de 2024, trazendo a renda e as despesas dos jogos do Pato Futsal em casa pela Série Ouro e pela Liga Nacional. Os números expressam um dos cantos mais utilizados pela torcida em partidas empolgantes: “É tradição! Não é moda!”

De acordo com o que está no relatório, foram 11 partidas como mandantes até junho, quatro pela Série Ouro (Mariópolis, Dois Vizinhos, Guarapuava e Umuarama) e sete pela Liga Nacional de Futsal (Assoeva, Corinthians, Jaraguá, Joinville, Taubaté, Foz Cataratas e Joaçaba). Somando todos os jogos, 11.409 torcedores foram apoiar o time em casa. A média por partida é boa, de 1.037 pessoas.

O duelo pela LNF com o Corinthians, onde o Pato venceu por 6 a 3, foi o de maior público no ano com 1.458 torcedores. Automaticamente foi o jogo de maior receita com a bilheteria, de R$ 17.345,00. As despesas somaram R$ 4.832,00, resultando em lucro de R$ 12.513. Por outro lado, o duelo com o Guarapuava pela Série Ouro, que terminou empatado em 0 a 0, foi o de menor público, 627 presentes. A receita, de R$ 1.750,00, não foi suficiente para cobrir as despesas (arbitragem, staff e seguranças) e o prejuízo no caixa foi de R$ 4.240,00.

Em outras três partidas, com Mariópolis, Dois Vizinhos e Umuarama, todos pela Série Ouro, o clube não conseguiu pagar as despesas com a renda da bilheteria. Contra o Mariópolis foram 1.088 torcedores, com o Galo 853 e com o Umuarama foram 835 pessoas.

O Ginásio Dolivar Lavarda tem uma capacidade de 1.500 pessoas. É considerada uma estrutura pequena para um time que tem boas repercussão no cenário nacional. Se levar em consideração que o clube tem 900 sócios, que comparecem na maioria dos jogos, restam poucos ingressos para comercialização e o que é vendido avulso fica entre 100 a 200 entradas, aumentando em jogos “grandes”. Assim, precisa colocar o ingresso um pouco mais caro para para garantir o pagamento das despesas.

O Pato não tem a receita com a cantina do ginásio, que é terceirizada por meio de licitação da Prefeitura de Pato Branco. A expectativa é grande para a nova Arena que está sendo construída e que deve ser inaugurada no mês de agosto durante a Copa Mundo do Futsal Sub-19. A capacidade da nova estrutura será de cinco mil lugares e o Pato Futsal poderá até reduzir o preço dos ingressos, atraindo outros perfis de torcedores.

“Quanto maior a transparência, mais o torcedor confia na gestão e no clube. Isso atrai mais torcedores para o ginásio. Infelizmente, poucos clubes fazem isso, nós acreditamos que os stakeholders do Pato Futsal, como patrocinadores, sócios e imprensa em geral tem o direito de ter esse tipo de informação.”, diz o Diretor Executivo do Pato Futsal, Daniel Nekel.

O apoio da torcida reflete no desempenho dentro de quadra. O aproveitamento do Pato Futsal em casa nesta temporada é de 85%. Em 11 jogos, foram nove vitórias, um empate e uma derrota. Marcou 38 gols e sofreu 17.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Taubaté vence primeira partida das semifinais da Liga Paulista – LNF

O Taubaté entrou em quadra na tarde deste sábado (16) pelo confronto de ida da…

Atlântico vence a Assoeva e vai à final do Gauchão Série Ouro – LNF

O Atlântico garantiu nesta sexta-feira, 15, vaga para a terceira final em duas semanas. Depois…

Fábio Carille garante premiação milionária com título do Santos na Série B

Com a conquista antecipada do título da Série B, na tarde deste sábado (16), o…