Os números não mentem. A afirmação usada até por aqueles que possuem dificuldades em lidar com eles é inconteste quando servem para ilustrar a relação entre investimento e retorno. No futsal não é diferente. O relatório encomendado para analisar a temporada 2023 mostra que a LNF atingiu a marca de R$ 1 bilhão em retorno de mídia. Ou seja, a maior competição da modalidade mais praticada no país se destaca também pela exposição que gera para clubes e marcas diante do alcance do público interessado. Para se ter uma ideia do crescimento da LNF em um curto prazo, o valor analisado representa mais que o dobro da temporada 2022.
O material foi produzido pelo Ibope Repucom. A ferramenta do software identifica características de qualidade da exposição de marca em cada inserção, gerando o “Resultado QI”, baseado em um algoritmo próprio. De posse das informações, é possível que clubes e patrocinadores vejam o mapa capilarizado do campeonato, disputado boa parte dele no interior, mas com alcance em todas as regiões do território nacional.
Retorno e alcance
O ano de 2023 foi emblemático para a LNF por alguns fatores que ajudam a validar os números e explicá-los. Além de ter o naming rights comercializado pela primeira vez na história, a grande final em jogo único foi transmitida em canal aberto pela maior emissora do país, a Globo.
Além disso, o canal de streaming, que até então era no formato PPV, e o sportv (tv fechada), parceira desde a fundação da Liga em 1996, contribuíram para que as partidas, todas transmitidas ao vivo, chegassem a mais gente ainda.
No total, foram 84 horas de transmissões no sportv em 31 jogos ao vivo, com mais de 4 milhões acompanhando. No streaming, o número foi de 2 milhões de pessoas alcançadas. Ao todo, mais de 6 milhões de pessoas assistiram a LNF 2023.
A conta soma 305 jogos transmitidos entre a primeira fase da competição e os Playoffs. Exceto os jogos de TV, todos os outros tiveram cobertura da LNFTV, incluindo a final. As marcas dos principais patrocinadores da LNF tiveram mais de 94 mil aparições, resultando em um retorno de investimento de mais de 80 vezes do valor investido.
Perfil do público
O relatório ganha em importância à medida em que é possível ter ideia mais detalhada do público atingido pelo futsal. Com a maioria masculina em percentual de 60% contra 40% de mulheres, tem mais entrada na faixa etária de 24 a 40 anos de idade.
Temporada 2024
A LNF 2024 está na metade da primeira fase. Das 24 equipes, 16 avançam para os Playoffs. As quatro últimas campanhas, respeitando um ranking com a pontuação dos últimos dois anos, disputarão a Liga de Acesso em 2025.
Outra novidade da temporada é o canal da LNFTV no YouTube. Ali, além de 100% dos jogos transmitidos ao vivo e de forma gratuita, o público acompanha um programa semanal com o noticiário do campeonato. Duas séries também fortalecem o canal, que já possui 127 mil inscritos, “Billy na Estrada” e “O Corre da Bola Pesada”. Até aqui foram mais de 8 milhões de visualizações nas transmissões em 120 jogos disputados.
Na tv fechada, até o momento, apenas com as seis partidas transmitidas pelo sportv, houve mais R$ 150 milhões em valor de mídia para uma audiência de mais de 130 mil pessoas. De olho no público jovem, a LNF também fez parceria com a CazéTV, maior canal esportivo de YouTube no Brasil, com mais de 13 milhões de inscritos. Duas partidas por rodada com o selo da marca do fenômeno Casimiro, alguém que conhece muito bem de números e o que eles representam.