Os Estados Unidos estão no centro das atenções do futebol sul-americano atualmente, já que estão sediando as emoções da edição 2024 da Copa América.
Este é mais um torneio internacional a desembarcar nos EUA. Em 2025 o país será palco da primeira edição do Super Mundial de Clubes da Fifa. Um ano depois, em 2026, os EUA receberão a Copa do Mundo ao lado de Canadá e México.
Mesmo em evidência no mundo da bola, os Estados Unidos vão na contramão de quase todos os países ao “trocar” a nomenclatura do futebol, ou football, e adotar a palavra soccer para o esporte bretão.
Por que soccer e não football?
Criado pelos ingleses, o football vem da junção foot (pé) e ball (bola). No entanto, apesar de também usar a mesma língua, os americanos tiveram motivos para adotar um novo nome para o esporte.
Apesar de ser o esporte mais popular do mundo, o futebol perde para o futebol americano nos EUA. Os jogos da NFL são chamados de football na Terra do Tio Sam.
E o soccer acabou sendo sinônimo de futebol com os pés. Ele vem de uma adaptação de “Football Association”, que passou a se chamar “assoc”, depois “assoccer” e por último “soccer”. A ideia era diferenciar o futebol do rugby, que também era um esporte popular, e usava “Association” no nome.
O termo “soccer” também já foi utilizado na Inglaterra, mas acabou caindo em desuso ao longo dos tempos por torcedores e especialistas. Com isso o football foi o termo adotado pelo país criador do esporte.
Além dos Estados Unidos, outros países de lingua inglesa também utilizam o “soccer” para falar de futebol, como Austrália, Nova Zelândia e África do Sul.
Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas
Compartilhe: