Em seu primeiro jogo após a notícia do falecimento de Pampa, integrante da equipe campeã olímpica em Barcelona 1992, a seleção masculina prestou sua homenagem ao eterno craque. Com uma faixa preta no braço em sinal de luto, a equipe do técnico Bernardinho superou a Polônia por 3 sets a 1 (25/21, 25/17, 21/25 e 25/23) e chegou à sua quinta vitória na Liga das Nações 2024. Leal foi o maior pontuador do jogo, com 22 pontos (17 de ataque, 2 de bloqueio e 3 de saque).
“Eu vi o Pampa surgir e chegar na seleção. Era um cara divertido, alegre, com uma energia incrível. Cheguei a jogar um pouco com ele, eu encerrando minha carreira, e ele começando. Acompanhamos a batalha dele e sua partida é muito triste. Era jovem ainda. A família e as pessoas próximas perderam um ser humano ímpar, um cara do bem. Vou lembrar dele sempre com um sorriso”, disse Bernardinho.
O técnico ainda elogiou o desempenho do time no último jogo da segunda etapa da competição: “Foi uma boa vitória. Descansamos o Lucarelli, um jogador fundamental, e o Leal cumpriu magnificamente a função. Foi uma das melhores partidas dele nos últimos anos. Mauricio Borges também cumpriu bem a função dele, e o Cachopa teve uma boa distribuição. Foi uma partida boa do Alan também, o que nos dá a confiança de que temos uma boa dupla de opostos”.
Alan destacou o conjunto da equipe brasileira: “Conseguimos jogar em conjunto e mostramos que estamos em constante evolução. A Polônia é um time difícil de enfrentar, mas fechamos todos os jogadores deles”.
Pela fase classificatória da Liga das Nações, cada uma das 16 seleções participantes faz 12 partidas ao longo de três semanas. Na primeira semana, no Rio de Janeiro, o Brasil enfrentou Cuba, Argentina, Sérvia e Itália. Na segunda semana, a equipe comandada por Bernardinho jogou em Fukuoka (JAP) contra a Alemanha, o Irã, a Eslovênia e a Polônia. Na terceira e última semana, em Manila, nas Filipinas, a seleção masculina encara a Holanda, os Estados Unidos, o Canadá e a França, entre 18 e 23 de junho.
Os oito melhores da fase classificatória avançam para as finais, em Lodz, na Polônia, que acontecem de 27 a 30 de junho. O Brasil volta a jogar no dia 18, contra a Holanda, na abertura da etapa de Manila, às 6h (horário de Brasília).
A seleção masculina atualmente é a 6ª colocada do ranking da competição.