Com grande atuação da ponteira dominicana Yonkaira Peña, o Gerdau Minas venceu o Praia Clube na manhã deste domingo (21), por 3 sets a 1, no Geraldão, em Recife, e faturou o título da Superliga Feminina. As parciais foram 25/23, 21/25, 25/16 e 25/21.
Na decisão, Peña marcou 23 pontos e foi a maior pontuadora do jogo. Eleita a melhor em quadra, a atacante ficou com o Troféu Viva Vôlei.
🔥🏆 CARREGOU AÍ??????????
É CAAAAAAMPEEEEEEÃOOOOOOO!!!!!! 🤩#VaiMinas #GerdauMinas #GuerreirasDeAço #ParedãoAzul #MinasTênisClube #Volleyball #GigantesNoEsporte #CBClubes pic.twitter.com/muNNjaDlnp
— Minas Tênis Clube (@MinasTenisClube) April 21, 2024
Com o troféu erguido na capital de Pernambuco, o Gerdau Minas ultrapassou Osasco e se tornou o segundo clube com mais títulos na Superliga.
Com seis conquistas, a equipe de Belo Horizonte só fica atrás do Sesc Flamengo, antigo Rio de Janeiro, que já venceu a liga nacional em 12 temporadas.
Pela quinta temporada consecutiva, Gerdau Minas e Praia Clube mediram forças na decisão da Superliga. Apesar do equilíbrio entre os elencos, foi a quarta vez que o time da capital mineira conquistou a taça sobre o clube de Uberlândia.
Relembre a campanha do título do Minas
Na fase classificatória da Superliga, o Gerdau Minas somou 15 vitórias e sete derrotas, totalizando 48 pontos. Nas quartas de final, o time comandado por Nicola Negro eliminou a equipe do Fluminense ao vencer dois jogos na melhor de três.
Já nas semifinais, o Minas encarou o mesmo adversário da última temporada. Da mesma forma, as mineiras eliminaram, mais uma vez, o time do Osasco.
O jogo que classificou o Minas para a final da Superliga acabou em confusão. Após o duelo, membros da comissão técnica da equipe paulista se revoltaram e foram para cima de funcionários da Federação Mineira de Vôlei (FMV) ainda em quadra. A Polícia Militar precisou ser acionada.
Minas quebrou recorde na Superliga
Pela primeira vez na história do torneio nacional, o campeão da Superliga Feminina é do mesmo estado por seis temporadas consecutivas. A série começou com o Praia garantindo o título sobre o Rio de Janeiro, na temporada 2017/18. Depois, o Minas conquistou três títulos consecutivos diante da equipe de Uberlândia. No ano passado, o Dentil “deu o troco”.
Até então, a maior sequência havia sido estabelecida por cariocas. O Rio de Janeiro conquistou a Superliga de maneira consecutiva cinco vezes, de 2013 a 2017. Entre os anos de 1983 a 1987, times cariocas também conquistaram o troféu (Supergasbrás, Bradesco Atlântica e Lufkin).
Minas e Praia decidiram quinto título da temporada
Na temporada 2023/2024, além da Superliga Feminina, Minas e Praia disputaram as finais do Campeonato Mineiro, da Supercopa do Brasil, da Copa Brasil de Vôlei e do Campeonato Sul-Americano. A final era uma espécie de “tira-teima”, vencida pelo Minas.
Nas ocasiões, as comandadas de Paulo Coco conquistaram o estadual e a Copa Brasil. As minas-tenistas ficaram com o troféu da Superliga, da Supercopa e do Sul-Americano.
Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas
Compartilhe: