Linha 11-Coral deve ter viagens a cada 3 minutos, após concessão

Reportagem de: Fabio Pereira

Com os avanços do processo de concessão da Linha 11-Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), uma das previsões do projeto é que as viagens ocorram a cada três minutos, com capacidade para atender, em média, 696 mil pessoas em dias úteis até 2040.

Vale lembrar que a Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo também qualificou as Linhas 12-Safira e 13-Jade como aptas para serem administradas pela iniciativa privada pelo prazo de 31 anos. Uma das exigências do governo estadual é que a empresa vencedora do leilão invista R$ 12,5 bilhões durante o período de concessão para melhorar o conforto e a acessibilidade dos passageiros.

As melhorias na Linha 11-Coral também preveem a reforma das Estações Palmeiras-Barra Funda, Luz, Tatuapé, Corinthians-Itaquera, Dom Bosco, José Bonifácio, Ferraz de Vasconcelos, Poá e Suzano. O projeto também destaca a reconstrução das Estações Estudantes, Jundiapeba e Mogi das Cruzes. Além disso, está prevista a chegada do trem até o distrito de César de Souza, uma reivindicação antiga dos moradores da cidade.

LEIA TAMBÉM

Linha 12-Safira

Para a Linha 12-Safira, que opera nos sentidos Brás/Calmon Viana, a previsão é de reformas nas Estações USP Leste, Comendador Ermelino, São Miguel Paulista, Jardim Helena/Vila Mara, Itaim Paulista e Jardim Romano. A Estação Calmon Viana, por sua vez, terá uma expansão de 2,7 quilômetros até Suzano, possibilitando uma nova integração com a Linha 11-Coral. A Estação Itaquaquecetuba será reconstruída. As intervenções na Linha 12-Safira permitirão a chegada de trens a cada 3,25 minutos, com uma demanda prevista de até 412 mil passageiros em dias úteis até 2040.

Linha 13-Jade

A Linha 13-Jade receberá investimentos para reformas nas Estações Engenheiro Goulart, Guarulhos-CECAP e Aeroporto Guarulhos. A iniciativa ainda prevê a criação de cinco novas estações: Cangaíba, Jardim dos Eucaliptos, São João, Presidente Dutra e Bonsucesso. Além disso, haverá a expansão de 5,5 quilômetros até a Estação Gabriela Mistral. Com esse pacote de melhorias, o tempo de espera para o início de cada viagem será de 15 minutos, atendendo a uma média de 101 mil passageiros em dias úteis até 2040.

Processo

A etapa de qualificação do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) já foi aprovada, bem como a fase de estudos. O próximo passo para o avanço da privatização é a execução da Audiência Pública de apresentação do Projeto de Concessão Patrocinada da prestação do serviço público de transporte de passageiros sobre trilhos das Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade do Estado de São Paulo.

A Audiência Pública será realizada de forma presencial, com transmissão ao vivo pela internet, nos dias 19, 20 e 21 de junho, sendo esta última data na cidade de Mogi das Cruzes. Após a conclusão desta etapa, haverá a publicação do edital, em setembro; o leilão, que irá definir a empresa vencedora, em dezembro; e a assinatura de contrato, em março de 2025. Mais informações podem ser consultadas por meio do site da Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Confira as atrações da Festa de Nossa Senhora da Escada, em Guararema

Reportagem de: O Diário A Festa de Nossa Senhora da Escada, em Guararema, seguirá sendo…

Mike Tyson desafia novo YouTuber e explica mordidas na luva durante combate

Apesar da derrota para Jake Paul, por pontos, na madrugada deste sábado (16), Mike Tyson…

Zubeldía vê Calleri “pressionado“, mas não deve tirá-lo do São Paulo

A competitividade interna no setor ofensivo do São Paulo aumentou e, após Ferreira, Wellington Rato e Erick disputarem…